Apoio a projecto de software português vai permitir reduzir custos
A redução de custos em aplicações informáticas utilizadas pelo Ministério da Justiça (MJ) é um dos objectivos do apoio que o Governo vai dar ao projecto de software português "Linux", foi hoje divulgado.
O projecto "Linux Português/Caixa Mágica" será apresentado quinta-feira durante o "III Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta", no Forum Tecnológico de Lisboa, com a presença do secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira.
"A colocação em prática deste projecto resulta da colaboração da Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ADETTI/ISCTE, para assegurar os desenvolvimentos futuros, bem como o suporte técnico e a formação necessária, permitindo a redução de custos em aplicações informáticas utilizadas pelo MJ", refere um documento daquele ministério.
Esta medida - acrescenta o MJ - insere-se no âmbito de um projecto de desenvolvimento de aplicações informáticas de apoio ao processo de desburocratização e informatização da Justiça, tornando-se para tal "indispensável a criação de uma base tecnológica sólida" que facilite a ligação entre as diversas entidades.
"O MJ colaborará com as universidades portugueses para o desenvolvimento de outras ferramentas indispensáveis ao sucesso deste projecto. Estas ferramentas podem constituir uma base tecnológica para Portugal e visam criar oportunidades de desenvolvimento de uma indústria de software nacional, que poderá ser utilizada por outras entidades da administração pública e do sector privado", concluiu o documento.