Apreendidas na Amadora 12.000 embalagens de Colgate e Aquafresh alegadamente falsas

Cerca de 12.000 embalagens de pasta dentífrica supostamente falsificadas das marcas Colgate e Aquafresh foram hoje apreendidas pela PSP em três armazéns do concelho da Amadora, disse à Lusa fonte policial.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

As 12.000 embalagens de dentífrico foram apreendidas pela PSP em dois armazéns de Alfragide e um terceiro nos Moinhos da Funcheira, segundo a mesma fonte.

Cerca de 5.000 embalagens falsificadas de uma variedade de pasta dentífrica Colgate, que podem conter um produto nocivo para a saúde, foram apreendidas em todo o país durante o fim de semana pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

O dentífrico designa-se Colgate Maximum Cavity Protection, é fabricado na África do Sul e "conterá uma substância não declarada, dietilenoglicol, que pode apresentar toxicidade quando administrado em doses elevadas", alertou sexta-feira a autoridade que controla o mercado de medicamentos e de produtos para a saúde, o Infarmed.

Segundo a ASAE, os produtos contrafeitos distinguem-se dos originais por possuírem uma rotulagem que não está em português e por terem a indicação de serem fabricados na África do Sul.

"Podendo haver alguns perigos para a saúde, recomenda-se aos consumidores que não utilizem este produto, devendo aguardar informações posteriores sobre os locais de entrega do mesmo", informou a ASAE no passado Sábado.

Por seu turno, a empresa Colgate-Palmolive, Unipessoal.Lda, já informou que os dentífricos produzidos pela marca na África do Sul não são importados por Portugal, para onde vêm pastas Colgate produzidas na União Europeia e no Brasil.

A empresa explicou ainda que os seus dentífricos "genuínos" têm o texto na embalagem exterior e no tubo "pelo menos em português" e contêm a morada da empresa, em Barcarena, arredores de Lisboa.

Também em Itália e Espanha milhares de embalagens de pasta dentífrica "Colgate" alegadamente falsificadas e potencialmente perigosas foram apreendidas pela polícia nos últimos dias.

PUB