Araucácia transforma-se na maior árvore natural de Natal da Europa

Uma araucária excelsa com 48 metros de altura assume sexta-feira o estatuto de "maior árvore natural de Natal da Europa" quando forem acesas as 12 mil lâmpadas com que foi decorada, anunciou hoje fonte autárquica.

Agência LUSA /

Segundo a fonte, na iluminação desta árvore de Natal foram utilizados c erca de 2500 metros de cabo eléctrico, que suportam 200 gambiarras com 15 lâmpad as de 25 watts cada uma, e ainda 300 metros de mangueira com mais 9000 lâmpadas.

A árvore está situada no jardim do antigo Serviço de Luta Anti-Tubercul ose (SLAT), próximo da Igreja de Santo António e à margem da Avenida 25 de Abril .

Durante o tempo de iluminação, que durará até aos primeiros dias de Jan eiro, a iluminação da árvore vai consumir mais de 150 mil watts de energia.

Todo o trabalho de iluminação da árvore foi desenvolvido manualmente pe los funcionários camarários Vítor Barbosa e Paredinha Afonso, que - sublinha a f onte - "agiram com agilidade, sangue-frio e coragem, nomeadamente quando estavam no topo da árvore".

Para completar o cenário de Natal, foi instalado na base da árvore um p resépio com figuras em tamanho natural.

A araucária excelsa é uma espécie resinosa, com habitat natural na ilha de Norfolk, Austrália, mas que se adapta facilmente a climas temperados, como o de Portugal.

O maior exemplar da espécie conhecido no mundo tem 50 metros, mas a fon te camarária garante que a de Viana do Castelo é a maior da Europa, seguida a la rga distância por uma outra existente na Grécia, com 38 metros.

Entretanto, a Câmara de Viana do Castelo, em colaboração com a Direcção de Agricultura de Entre-Douro e Minho, colocou à disposição da população pinhei rinhos de Natal, para "diminuir a tentação de proceder a razias indiscriminadas nas matas do concelho, algumas vezes feitas para venda nos mercados ou nas esqui nas das ruas".

Os interessados em adquirir gratuitamente os pinheirinhos podem dirigir -se ao Horto Municipal, na Avenida Capitão Gaspar de Castro.

PUB