EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Armando Vara detido e ouvido hoje em tribunal

Armando Vara detido e ouvido hoje em tribunal

A detenção acontece no âmbito da Operação Marquês, que também envolve o ex-primeiro-ministro, José Sócrates.

RTP /
Armando Vara deverá ser presente ainda esta sexta-feira ao juíz Carlos Alexandre. O antigo ministro socialista foi detido na quinta-feira ao final da tarde e passou a noite no comando metropolitano da PSP de Lisboa, em Moscavide. É suspeito dos crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, segundo esclarecimento emitido pela Procuradoria-Geral da República.

Na sequência da detenção, foram feitas ainda várias buscas em escritórios e à casa do antigo membro do Executivo. A detenção acontece no âmbito da Operação Marquês, que também envolve o ex-primeiro-ministro, José Sócrates. Vara terá financiado um empreendimento em Vale do Lobo, no Algarve enquanto era administrador da Caixa Geral de Depósitos, lesando o banco público em 100 milhões de euros.

Esta não é a primeira vez que Armando Vara é presente à justiça, tendo já sido condenado num outro processo, em 2009, aquando dos desenvolvimentos no caso "Face Oculta". O antigo ministro foi condenado a cinco anos de prisão efetiva pelos crimes de tráfico de influências, mas nunca chegou a cumprir pena já que o processo ainda se encontra em fase de recurso.

Enquanto político, Vara foi ministro-adjunto de António Guterres e deputado em quatro diferentes Legislaturas. O militante socialista desempenhou ainda funções como a de secretário de Estado da Administração Interna e de ministro da Juventude e Desporto.

Depois da política ativa, Armando Vara destacou-se no setor bancário, primeiro na Caixa Geral de Depósitos, onde integrou a administração, e depois no BCP, onde ocupou o cargo de vice-presidente.
PUB