Armando Vara. Tribunal decide pena única de cinco anos e um mês

por RTP
Lusa (arquivo)

O juiz Rui Coelho, do Tribunal Central Criminal de Lisboa, determinou esta quinta-feira que o cúmulo jurídico de Armando Vara, no âmbito dos processos Face Oculta e Operação Marquês, é de cinco anos e um mês de prisão.

O antigo ministro já cumpriu três anos de prisão no Estabelecimento Prisional de Évora e teve um perdão de pena de dois anos. Por isso, para a defesa de Armando Vara, contam-se já os cinco anos: cinco na cadeia e dois de perdão.

Tiago Rodrigues Bastos, advogado de defesa, considera que Armando Vara apenas terá de cumprir um mês de prisão. Ainda assim, anunciou que irá recorrer da decisão.

O Tribunal de Execução de Penas vai decidir se o poderão se mantém depois desta decisão.

Armando Vara não esteve presente na sala de audiências para conhecer a decisão.

Armando Vara tinha sido condenado a uma pena de prisão de cinco anos no âmbito do processo Face Oculta, por três crimes de tráfico de influências, tendo sido libertado do Estabelecimento Prisional de Évora em outubro de 2021, após cumprir dois anos e nove meses, devido à aplicação das medidas excecionais relacionadas com a pandemia de covid-19.

Entretanto, em julho de 2021, viu o tribunal aplicar-lhe uma pena de dois anos de prisão por branqueamento de capitais no processo Operação Marquês.

c/ Lusa
Tópicos
pub