Arqueólogo alemão Hermanfrid Schubart doutorado Honoris Causa

por Agência LUSA

A Universidade do Porto (UP) anunciou hoje a atribuição sexta-feira do grau de doutor honoris causa ao arqueólogo alemão Hermanfrid Schubart, responsável por várias escavações arqueológicas em Portugal e Espanha.

Em comunicado, a UP refere que o arqueólogo alemão realizou diversas escavações em Portugal e Espanha nas áreas da pré-história e da proto-história, entre 1981 e 1994, período em que exerceu o cargo de director do Instituto Arqueológico Alemão de Madrid.

Estas escavações permitiram a Hermanfrid Schubart realizar um trabalho sobre a Idade do Bronze do Sudoeste da Península Ibérica, que já mereceu diversas distinções na Alemanha, Espanha e Portugal, tendo o arqueólogo recebido inclusive o título de doutor honoris causa pela Universidade Autónoma de Madrid.

Nascido a 01 de Dezembro de 1930, Schubart fez o doutoramento na área de História pela Universidade de Greinfswald com apenas 25 anos de idade, com uma tese sobre a pré-história da região alemã de Meclemburgo.

A homenagem a este arqueólogo alemão decorrerá no Salão Nobre da Faculdade de Ciências, às 10:30, contando com a presença do reitor da UP, Novais Barbosa, e do corpo doutoral da universidade.

O papel de mestre-de-cerimónias será desempenhado por José Meirinhos, professor auxiliar da Faculdade de Letras, estando o elogio do Doutoramento a cargo de Susana Jorge, professora catedrática da Secção de Arqueologia da mesma faculdade.

pub