Arquitecto Daciano Costa vai hoje a sepultar
O corpo do arquitecto e designer Daciano Costa, 75 anos, falecido quarta-feira, em Lisboa, é hoje enterrado no cemitério dos Prazeres, depois de ouvida missa de corpo presente, às 09:00, na basílica da Estrela.
Daciano Costa, considerado um dos mais importantes e destacados designers portugueses, morreu quarta-feira, vítima de doença prolongada.
A sua obra, que integra arquitectura de interiores, design de mobiliário, industrial, de exposições e gráfico, para além de cenografia e figurinos, foi alvo de uma exposição no início deste ano em Ponta Delgada.
O arquitecto era sócio correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes, fundador da Associação Portuguesa de Designers e professor catedrático convidado jubilado da Faculdade de Arquitectura.
Em 1992 iniciou e dirigiu a primeira Licenciatura em Arquitectura de Design, onde leccionou até se jubilar em 2003.
Em 2004 recebeu o título de Doutor Honoris Causa desta Faculdade pela sua contribuição da sua obra para o desenvolvimento do Design em Portugal.
No ano anterior tinha recebido igual distinção pela Universidade de Aveiro.
Tiago Miranda, da Faculdade de Arquitectura, afirmou à agência Lusa que Daciano Costa "foi uma verdadeira referência de toda uma geração de designers".
Daciano Costa nasceu em Lisboa a 03 de Setembro de 1930, frequentou a Escola de Artes Decorativas de António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
Recebeu os prémios Constantino Fernandes e Ferreira Chaves, destinados aos alunos com máxima classificação do curso de Pintura, que entretanto terminou.