Arranca o primeiro campeonato mundial de Pac-Man na Xbox Live
O primeiro Campeonato Mundial de "Pac- Man", que juntará on-line os fãs de um dos mais populares videojogos, arranca hoje à meia-noite na Xbox Live Arcade, iniciativa organizada pela Microsoft e a Namco Bandai Games, anunciaram as empresas.
A competição termina oficialmente às 23:59 horas do dia 09 de Maio e os nove concorrentes com a melhor classificação de oito áreas geográficas estarão apurados para disputar a final do torneio de "Pac- Man" em Nova Iorque, a 05 de Junho.
Na final participará um concorrente da Ásia, da Austrália, da Nova Zelândia, do Canadá, do Japão, do México e dos Estados Unidos e dois finalistas da Europa.
Os utilizadores já têm disponível o jogo para "download" na Xbox Live Arcade, em http://www.xboxlivetournament.com/ para começarem a praticar e mais tarde entrar na competição.
O primeiro campeão mundial de "Pac-Man" irá receber 100.000 pontos Microsoft para comprar jogos, filmes e outros conteúdos do serviço Xbox Live e uma edição única da Xbox 360 com um "design" inspirado no Pac-Man, além de 11.000 euros de produtos alimentares da empresa americana Quiznos.
O "Pac-Man", jogo em que a personagem principal tem de comer pastilhas num labirinto enquanto evita cruzar-se com quatro fantasmas, foi criado no Japão em 1980 e bastou um ano para a sua popularidade se espalhar por todo o mundo, tornando-se num dos pilares da consolidação da indústria dos videojogos.
"O sucesso do `Pac-Man` advém da sua divertida jogabilidade e do conjunto de personagens que divertiram famílias durante gerações", explicou o criador do jogo, Toru Iwatani, em comunicado.
"Será fascinante ver os fãs de todo o mundo combaterem na Xbox Live Arcade para serem o primeiro campeão mundial de `Pac-Man`", acrescentou Iwatani.
"[O]`Pac-Man` tornou-se na década de 80 um ícone para múltiplas gerações e culturas, assim o Campeonato Mundial de Pac-Man Xbox 360 oferece um grande incentivo para os fãs mais velhos e mais novos se apaixonarem novamente pelo jogo", rematou Jeff Bell, vice- presidente da área de marketing de entretenimento da Microsoft.