ARS/Norte quer alargar consultas de cessação tabágica no Dia Mundial Sem Tabaco

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai promover, ainda este ano, um novo programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo que visa envolver todas as unidades de saúde da região Norte, foi hoje anunciado.

Agência LUSA /

O programa passará por desenvolver nos centros de saúde e hospitais serviços de prevenção, promoção e cessação tabágica e de apoio efectivo aos fumadores que quiserem deixar de fumar.

A formação de técnicos de saúde para os capacitar para as mais actualizadas práticas de tratamento e prevenção do tabagismo, a criação e desenvolvimento de serviços de saúde livres de tabaco, como espaços saudáveis de trabalho e de serviço público, bem como promover o abandono do consumo do tabaco entre os profissionais de saúde são outras linhas gerais deste programa.

Segundo Sérgio Vinagre, responsável por este programa, actualmente existem consultas específicas para deixar de fumar em sete hospitais da zona Norte, dos quais apenas dois são fora do distrito.

"No distrito do Porto, existem 35 consultas em centros de saúde e brevemente abrirão mais 15, sendo que apenas há duas ou três fora do distrito", acrescentou.

Para assinalar o Dia Mundial sem Tabaco, que se comemora quarta-feira, a ARS/Norte promove nos centros de saúde onde já existem consultas de apoio intensivo à cessação tabágica testes de medição de monóxido de carbono no ar expirado.

Será também disponibilizado aos utentes que quiserem deixar de fumar um manual de apoio "15 passos para deixar de fumar", produzido pela Direcção-Geral de Saúde.

A efeméride será também assinalada em Matosinhos com o projecto "Clube Caça-Cigarros", uma iniciativa do Departamento da Educação para a Saúde do Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Este projecto pretende chamar a atenção das crianças das escolas dos três ciclos do ensino básico para "o real perigo do hábito tabágico" como um problema de saúde pública.

Assim, entre as 10:00 e as 16:00, através de um jogo, mais de 600 crianças de 12 escolas abordarão na Quinta da Conceição o problema do tabagismo, sendo alertados para o facto que "Fumar não é Opção".

Já em Valongo vai realizar-se a "marcha sem tabaco", uma iniciativa da autarquia que visa sensibilizar a população para os riscos deste hábito maléfico.

O Dia Sem tabaco será assinalado em Barcelos com acções de sensibilização nas ruas e escolas da cidade, bem como será feito um rastreio junto dos fumadores.

Os utentes fumadores da CP que viajem quarta-feira nos comboios Alfa pendulares da Linha do Norte poderão realizar um rastreio anti-tabágico.

Simultaneamente, os passageiros vão ter acesso a mensagens positivas e sensibilizadoras para os benefícios de "respirar fundo" sem tabaco.

PUB