"Arte na Rua" leva cerca de 40 "artistas" mostrarem as suas habilidades na "redecorada" fachada do IADE

Estudantes, "grafiters", pintores ou simples cidadãos, foram mais de 30 as pessoas que se juntaram hoje para "redecorar" a fachada do Instituto de Artes visuais, Design e Marketing (IADE), em Santos, Lisboa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

As altas temperaturas não fizeram desmobilizar os "pintores de ocasião" que decidiram pintar as telas gigantes com que os responsáveis pela iniciativa "Arte na Rua" decidiram cobrir a fachada do IADE, para celebrar o fim do ano lectivo.

"Acho piada a estas iniciativas e é sempre uma oportunidade de vir cá para fazer a bonecada", afirmou à Lusa, André Beato, 24 anos, estudante no IADE e ilustrador de profissão.

Alguns jovens, outros mais velhos, pessoas que pintam pela diversão, pelo gosto, outros pela distracção dos problemas que a vida coloca, como é o caso de Pedro Azevedo, pintor de profissão que preenchia o canto de uma das telas com um desenho de Cristo.

"Soube desta iniciativa pelos jornais e decidi vir cá para me distrair. Decidi pintar a cara de Jesus Cristo pelos problemas que a vida me tem colocado, mas com este sol acho que já chega", disse à Lusa, Pedro Azevedo, enquanto observava a sua criação e descansava do forte calor que se fazia sentir.

Em cima de pequenos escadotes, com muita água e camisolas a servir de bonés improvisados, jovens e mais velhos juntaram os diferentes gostos, estilos e habilidades, para preencher as duas telas que "alegram" agora a fachada do IADE.

Mas no meio de todos estes pintores, uns mais habilidosos que outros, estava um grupo muito especial de 6 pessoas vindos da Cooperativa de Educação de Crianças Inadaptadas de Santa Isabel, CRINABEL.

"Achei interessante e como eles gostam muito de pintar nas minhas aulas, pensei que lhes ia fazer bem. É uma oportunidade de socializarem e de a sociedade aceitar e integrar estas pessoas", disse à Lusa, Luísa Henriques, monitora de artes criativas da CRINABEL.

A "Arte na Rua" está integrada na iniciativa "Best Of Santos - Dá o teu melhor", promovida pela Associação de empresários Santos Design District, que promove várias actividades a partir de hoje, até dia 31 de Julho.

"Este é um dos eventos que pretende comemorar o fim do ano lectivo e vai ter ainda várias mostras de trabalhos por parte de alunos do IADE, da ETIC e da UAL, incluindo uma homenagem ao professor Roberto Barbosa, que faleceu no mês passado, com uma exposição das fotografias que captou por telemóvel, no museu das comunicações", afirmou à Lusa, Catarina Lisboa, uma das responsáveis pela iniciativa e professora no IADE.

PUB