Artistas agradecem a Nossa Senhora de Fátima com música no Santuário

Artistas brasileiros e portugueses rezaram hoje no Santuário de Fátima, agradecendo com música e oração graças pessoais recebidas e pedindo ajuda para os doentes.

Agência LUSA /

O Santuário de Fátima encheu-se hoje de peregrinos também para a assistir a um terço original, rezado por figuras da música portuguesa e brasileira, como são Roberto Leal, Marco Paulo, o padre António Maria ou Ângela Maria, que colaboraram em mais uma edição da Missa da Esperança.

Esta iniciativa, que pertence ao Conselho da Comunidade Luso- brasileira do Estado de São Paulo, pretende reforçar os laços entre os dois países através da fé e da música, contando com a colaboração de figuras mediáticas dos dois países.

Para Marco Paulo, este foi um dia difícil de esquecer, apesar de vir várias vezes ao Santuário de Fátima "serenamente e anonimamente", como qualquer peregrino.

Agora, cantar no altar da Capelinha das Aparições constituiu um dos momentos altos da sua carreira, um "prémio de emoções" e um "sonho", já que Marco Paulo se considera um "devoto de Nossa Senhora de Fátima".

Por seu turno, Roberto Leal, recordou que Nossa Senhora de Fátima já terá apoiado o seu pai, que sofria de problemas de visão, pelo que a sua participação nesta festa é também uma forma pessoal de homenagear a "força maior que comanda todos nós".

Na cerimónia, os artistas ofereceram rosas brancas a Nossa Senhora, que foram retiradas de um ramo que estava junto ao altar, na zona de oferta dos peregrinos.

Um dos momentos mais marcantes foi a leitura da apresentadora Ana Maria Braga, que chorou durante todo o discurso, agradecendo a Nossa Senhora uma alegada cura de cancro.

Em declarações à Agência Lusa, Ana Maria Braga recordou que chegou mesmo a despedir-se dos fãs há cerca de quatro anos quando lhe foi diagnosticado um cancro.

No entanto, ao longo dos tratamentos, que duraram cerca de um ano, a apresentadora da Rede Globo recebeu em sua casa uma imagem da Virgem Peregrina de Fátima a quem rezou continuamente, até receber a informação da cura.

"Se estou salva é por causa de Nossa Senhora. E a minha oração hoje no Santuário foi uma forma de agradecer-lhe pela vida que ainda tenho", disse, ainda comovida, a apresentadora.

Para Paulo Machado, secretário-geral do Conselho da Comunidade Luso-brasileira de São Paulo, esta iniciativa tem todas as condições para ser repetida nos próximos anos.

No ano passado, cerca de 7,6 milhões de brasileiros assistiram à transmissão pela televisão do terço e da missa no Santuário de Fátima, tudo indicando que esses números aumentem ainda mais em 2004, devido à "forte promoção" do evento, explicou este responsável.

De acordo com Paulo Machado, a visibilidade do Santuário no Brasil é cada vez maior, como confirma uma sondagem recente realizada entre a população, que indica Fátima como a segunda cidade portuguesa mais conhecida entre os brasileiros, logo a seguir a Lisboa.

PUB