As Crianças e a Internet: A solução não é proibir, é estar atento e dialogar

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Um homem de 24 anos, referenciado pelas autoridades pela prática de crimes de natureza sexual com menores, terá aliciado pela internet uma criança de 13 anos que acabou por fugir de casa.
A pediatra Vânia Mesquita Machado lembra que não é nem possível, nem desejável eliminar o contacto das crianças com a internet, mas é fundamental que os pais "dialoguem com os adolescentes sobre os seus problemas".

O homem que estará envolvido no rapto de uma menor de Ponte de Lima, vai ser presente este sábado (dia 11) a um juiz.

O suspeito tem 24 anos. A menina de 13 anos foi encontrada esta manhã, em Vagos. Já foi ouvida pela Polícia Judiciária de Braga. Terá sido aliciada através de uma rede social.

No Jornal 2 Vânia Mesquita Machado recorda que nestas idades a proibição de aceso à internet não produz resultados, e pode mesmo tornar mais apetecível a transgressão. A pediatra lembra que, no caso de menores de 16 anos os país devem exercer o direito de fiscalizar as conversas on-line, e em caso de detetarem comportamentos suspeitos devem referenciar as crianças para um psicólogo.

A médica lembra que há consultas de apoio à criança, onde esta pode ser ajudada por especialistas, quer nos centros de saúde, quer nos hospitais.
pub