ASAE apreende 5.000 embalagens de Colgate falsificadas
Cerca de 5.000 embalagens falsificadas de uma variedade de pasta dentífrica Colgate com um produto nocivo foram apreendidas em todo o país, disse fonte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
As apreensões foram realizadas em 43 localidades do país por 50 brigadas, refere um comunicado daquela autoridade.
O dentífrico designa-se Colgate Maximum Cavity Protection, é fabricado na África do Sul e "conterá uma substância não declarada, dietilenoglicol, que pode apresentar toxicidade quando administrado em doses elevadas", alertou sexta-feira a autoridade que controla o mercado de medicamentos e para a saúde, o Infarmed.
"Nas condições de utilização de uma pasta dentífrica, este produto não constituirá risco para a saúde dos utilizadores", acrescenta a nota.
Num comunicado emitido ao fim da tarde de sábado, a ASAE diz que "o produto, eventualmente contrafeito, se distingue do original dado que a sua rotulagem não se encontra em língua portuguesa e tem a indicação de ter sido fabricado na África do Sul (South Africa)".
"Podendo haver alguns perigos para a saúde, recomenda-se aos consumidores que não utilizem este produto, devendo aguardar informações posteriores sobre os locais de entrega do mesmo", lê-se na nota.
A ASAE recomenda ainda aos "operadores económicos que tenham para venda o referido produto que, de imediato, suspendam voluntariamente a sua comercialização sob pena de o mesmo ser apreendido".
Entretanto, a empresa Colgate-Palmolive, Unipessoal.Lda, emitiu também um comunicado onde assegura que os dentífricos produzidos pela marca na África do Sul não são importados por Portugal, para onde vêm pastas Colgate produzidas na União Europeia e no Brasil.
Pormenoriza ainda que os seus dentífricos "genuínos" têm o texto na embalagem exterior e no tubo "pelo menos em português" e contêm a morada da empresa, em Barcarena, arredores de Lisboa.
A empresa disponibiliza-se ainda a colaborar com as autoridades para identificar os dentífricos com a sua marca "ilegalmente importados e detectados em algumas lojas pequenas".
Também em Itália, cerca de 20 mil embalagens de pasta dentífrica "Colgate" alegadamente falsificadas e potencialmente perigosas foram apreendidas pela polícia em 55 estabelecimentos comerciais em todo o país, segundo anunciou o Ministério italiano da Saúde.