ASJP decidiu começar a divulgar decisões dos tribunais na internet
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (A SJP) decidiu começar a divulgar "a actividade e decisões dos tribunais que sejam de interesse público" através da sua página de internet.
Numa nota divulgada através do site, a ASJP justifica a divulgação das decisões judiciárias com "a grande importância do acesso dos cidadãos a uma info rmação objectiva, completa e rigorosa" para que "possam formular um juízo esclar ecido".
"A divulgação da informação poderá contribuir para a melhor compreensão pública da actividade desenvolvida nos tribunais e das suas decisões", refere a nota.
Esta decisão da ASJP vem no seguimento da repercussão pública do "caso Esmeralda" que envolve a disputa do poder paternal de uma menina de cinco anos e ntre o pai biológico e o casal com quem vive desde os três meses de idade.
A respeito deste caso, que mobilizou várias figuras públicas que pediam a libertação imediata do "pai afectivo", o sargento Luís Gomes, a ASJP consider ou que as informações vinculadas pela comunicação social "não foi inteiramente v erdadeira" no que se refere às decisões judiciais.