Assembleia municipal reduz valor das senhas de presença devido à crise

Mafra, 29 dez (Lusa) - A Assembleia Municipal de Mafra aprovou na quarta-feira a redução de 15% no valor das senhas de presença dos eleitos, o que permitirá poupar 583 euros por sessão.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Os membros da assembleia, incluindo o presidente e vereadores da câmara, recebiam por cada sessão da assembleia 76 euros e vão passar a receber 65 euros. Os gastos da autarquia passam de 4.028 para 3.445 euros.

O valor das senhas de presença dos deputados municipais é calculado com base no salário do respetivo presidente de câmara.

O presidente da mesa da assembleia, Francisco Sardinha, explicou que a proposta visa atualizar o valor das senhas de presença, tendo em conta os cortes previstos no Orçamento de Estado e também a redução de 2% nas remunerações dos presidentes da câmara.

A proposta foi aprovada por maioria, com as abstenções dos dois deputados da CDU.

Os membros da assembleia solidarizaram-se com os cortes orçamentais da autarquia, aceitando a redução dos pagamentos.

A CDU chegou mesmo a avançar com uma proposta para que os eleitos abdiquem das senhas de presença, mas acabou por ser retirada com a expetativa de ser discutida numa próxima sessão deste órgão autárquico.

A Assembleia Municipal de Mafra é composta por 27 deputados, 17 presidentes de junta de freguesia e nove eleitos do executivo.

PUB