Associação Apoio à Vida aumentou apoios às mulheres grávidas

por Lusa

A associação solidária Apoio à Vida aumentou o apoio social e psicológico às mulheres grávidas desde 13 de março, na sequência da subida de pedidos de ajuda por causa da crise provocada pela pandemia de covid-19.

Em comunicado, a associação adianta que nos últimos três meses registou um aumento significativo sobretudo dos pedidos de apoio psicológico, tendo sido realizadas desde 13 de março 169 sessões por três psicólogas clínicas.

"O pedido de apoio ao Departamento de Inserção Profissional duplicou, devido ao aumento do desemprego, e, por fim, neste período a associação apoiou ainda o nascimento de 31 bebés", é referido.

A associação solidária justifica o aumento com o contexto de crise provocado pela pandemia de covid-19, com muitas mulheres a ficarem desempregadas ou em situações de `lay-off` nos últimos três meses.

Esta situação levou, segundo a Apoio à Vida, a dificuldades sociais, económicas ou psicológicas para cuidar dos seus filhos.

"Como forma de disponibilizar uma ajuda maior durante o período de pandemia e porque foram suspensas todas as atividades de grupo, às mães que beneficiam de apoio social, a equipa da Apoio à Vida assegurou as entregas de bens ao domicílio, seguindo os procedimentos de segurança necessários", é destacado.

A associação diz também ter adaptado os serviços que já disponibilizava, como por exemplo o acompanhamento aos Grupos de Mães, que promove a partilha, o convívio e a interação entre mulheres em situações similares, que passou a ser feito via Whatsapp, sempre com o acompanhamento de uma psicóloga e uma assistente social da equipa.

"Numa altura em que as mães mais precisam de ajuda, não poderíamos ficar de braços cruzados. Apesar de o mundo ter parado durante alguns meses, a associação Apoio à Vida duplicou os seus esforços, precisamente para fazer face ao aumento do número de mulheres em situação de risco. Para isso, tivemos que nos adaptar para dar apoio a mais mães, que tanto precisam", explica Manuel Faria-Blanc, diretor da associação, citado no comunicado.

A Apoio à Vida é uma instituição de solidariedade social que tem como objetivo ajudar, acolher e formar adolescentes e mulheres grávidas ou puérperas cuja situação socioeconómica, familiar ou psicológica as impede de assegurarem, sozinhas, o nascimento e educação dos seus filhos.

Em 20 anos, a associação diz ter ajudado mais de 4.300 mulheres no nascimento dos filhos e no fortalecimento das famílias, através de serviços totalmente gratuitos, como Centros de Atendimento de apoio social e psicológico ao domicílio ou virtual, programa de formação que ajuda mães a tornarem-se autónomas, aprendendo a trabalhar na área de serviços domésticos e apoio à família (cuidado de crianças e de pessoas dependentes), e uma Casa de Acolhimento Temporário para grávidas.

A Apoio à Vida tem ainda a única linha telefónica de apoio a mulheres grávidas do país que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, de forma gratuita e confidencial.

Com os donativos e outras ajudas recebidas, a associação já apoiou mais de 4.300 mulheres, acompanhando, todos os anos, cerca de 380 famílias.

pub