Associação da Covilhã cria "Casa do Tempo" para ajudar vida familiar

A Associação de Desenvolvimento Local Beira Serra vai inaugurar uma "Casa do Tempo", na Covilhã, para ajudar as famílias a conjugar a vida profissional e doméstica, adiantou à agência Lusa fonte daquela entidade.

Agência LUSA /

O espaço está a nascer a partir da requalificação de uma antiga casa, n a Rua Mateus Fernandes. O investimento na aquisiição do imóvel, equipamentos e obras de reconst rução ronda os 500 mil euros, financiados na totalidade pelo programa comunitári o EQUAL.

"A casa vai ser um centro multi-serviços", explicou Marco Gabriel da As sociação Beira Serra. Os serviços que ali vão existir não são novos mas a inovação está na fo rma como vão estar ligados.

"Verificámos que as respostas dos lares de idosos, creches e tempos liv res são isoladas e existe uma desarticulação de serviços", referiu Marco Gabriel , ao explicar a origem do projecto.

"Decidimos criar um espaço para coordenar todas as valências de acordo com os horários e tarefas das famílias. É essa articulação que vai fazer a difer ença e que as vai ajudar a conjugar a vida profissional e doméstica", sublinha.

A "Casa do Tempo" vai prestar serviços de lavandaria e engomadoria e va i ter também um restaurante com comida para fora.

Segundo Marco Gabriel, a Beira Serra vai tentar implementar um modelo e m que "podemos ir buscar uma criança à escola, levá-la a casa e preparar o janta r da família".

Na mesma casa, vão conviver crianças e idosos. "Ambas as gerações podem trocar experiências", realçou. "Será um centro de convívio activo, onde todas as pessoas que tenham te mpos livres podem fazer algo de útil, retardando e prevenindo o envelhecimento".

"Este tipo de apoio pode ajudar a resolver diversas questões familiares ", refere. Com todos os serviços, serão criados, inicialmente, cinco postos de tra balho.

"A prestação de todas estas ajudas irão ter custos mas serão acessíveis a todo o tipo de famílias", garante, sem adiantar para já quantas poderão ser a brangidas.

A "Casa do Tempo" vai também estar ligada aos projectos de voluntariado que a Beira Serra tem desenvolvido ao longo dos últimos anos e que tem contribu ído para o diagnóstico social da cidade.

Segundo Marco Gabriel, as obras, que começaram em Dezembro, "decorrem a bom ritmo e devem estar concluídas durante o Verão".

PUB