Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica tem nova sede em Lisboa

| País
Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica tem nova sede em Lisboa

Foto: Sandra Henriques/Antena 1

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica, sem cura, que avança de forma progressiva. Afeta 800 portugueses.

Foram inauguradas esta tarde as novas instalações da Apela. A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica tem nova sede em Lisboa. 


As novas instalações foram inauguradas pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia em que passa um ano da morte do físico Stephen Hawking, com a mesma doença. Também têm instalações no Porto há pouco mais de dois anos (outubro 2016).

A esclerose lateral amiotrófica afeta em Portugal cerca de 800 pessoas. É uma doença neurológica, sem cura, que avança de forma progressiva. Os neurónios motores - que levam a informação do cérebro aos músculos (passando pela medula espinhal) - morrem prematuramente. A doença pode manifestar-se em pessoas de qualquer idade e não há uma causa conhecida.

A jornalista Sandra Henriques leva-nos numa visita guiada 
pelas novas instalações juntamente com o presidente da associação
que está muito limitado pela doença.

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.