Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea nega falhas de segurança no controlo

por Antena 1

RTP

O presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aéreaafirma que o relatório divulgado pelo Expresso não corresponde à realidade. João Moutinho diz que a NAV tem mantido níveis de segurança muito bons.

João Moutinho diz que, se houver descontrolos, serão apenas casos pontuais.

Contactados pela Antena 1, quer o Sindicato dos Trabalhadores de Tráfego Aéreo quer o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos não se mostraram disponíveis para comentar este relatório.

Um relatório divulgado esta sexta-feira pelo semanário Expresso identifica várias irregularidades que, por aparente sorte, não provocaram a acidentes nos aeroportos do Porto e de Ponta Delgada.

O documento redigido pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves revela que não foram cumpridas as escalas e que, ao serviço, esteve apenas um trabalhador na torre de controlo. Esta situação seria depois mascarada, através da falsificação dos registos de assiduidade.

A NAV foi notificada, no passado mês de setembro, sobre estas situações, que quase resultaram em acidentes em aeroportos portugueses.
pub