Associação Famílias Numerosas congratula-se com redução nas portagens
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) congratulou-se hoje com redução das portagens para os veículos monovolume com cobrança electrónica (Via Verde), anunciada quarta-feira pelo Governo.
Na opinião da APFN, esta medida acaba com "mais uma das inconcebíveis penalizações a que as famílias numerosas têm vindo a ser submetidas em Portugal" e deveria ser alargada às restantes viaturas ligeiras de passageiros apropriadas a estas famílias, tal como acontece em toda a Europa.
O governo aprovou quarta-feira, na reunião de Conselho de Ministros, um decreto-lei que "altera a tarifa de portagem dos veículos de classe 2 com altura igual ou superior a 1,10 metros e inferior a 1,30 metros.
Contudo, hoje, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações disse que a alteração das tarifas de portagem dos veículos monovolumes não deverão acontecer em Janeiro, já que o Governo ainda está "a negociar com os concessionários" a forma de introduzir esta alteração, que implica a "leitura electrónica".
De acordo com a proposta de lei, só beneficiarão desta medida os veículos que tenham identificador de cobrança electrónica (como a Via Verde).