Associação Ibérica de Municípios aposta no aumento de sócios

por Agência LUSA

O novo presidente da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), Alberto Santos, hoje empossado, disse à Agência Lusa que vai apostar no aumento do número de sócios neste mandato de dois anos.

"Há um espaço de crescimento da associação. No próximo biénio, queremos aumentar o número de sócios", disse o presidente da Câmara de Penafiel, afirmando que "o objectivo da associação é ganhar maior capacidade de influência política e assumir-se cada vez mais como parceiro".

A AIMRD foi constituída formalmente em Junho de 1994, reunindo actualmente 40 municípios, 30 espanhóis e 10 portugueses - Porto, Gaia, Penafiel, Castelo de Paiva, Peso da Régua, Lamego, Vimioso, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Miranda do Douro.

Alberto Santos reconheceu que ainda há vários municípios portugueses que não pertencem à associação, afirmando que vão ser convidados também para sócios colaboradores "instituições públicas e privadas que têm relação com o Douro".

A nova direcção da AIMRD pretende ainda reforçar o envolvimento da associação com a Fundação Rei Afonso Henriques, sediada em Zamora, Espanha, e que "em Maio terá presidência portuguesa", através de um nome a divulgar brevemente, disse Alberto Santos.

Na reunião de hoje do Conselho Geral da AIMRD, realizada em Penafiel, a nova direcção apresentou um projecto de desenvolvimento integral da área geográfica do Douro, tendo em vista o próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

Água, saneamento, cultura e turismo são as áreas de valorização do Rio Douro que a associação pretende privilegiar nas suas candidaturas ao próximo QCA, que "será certamente o último para Portugal e Espanha", referiu o autarca.

pub