Associação Nacional de Farmácias lança cartão que dá descontos

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) vai lançar no próximo ano, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, um cartão de crédito que dá descontos em medicamentos sem receita médica, noticia hoje o Diário Económico (DE).

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A iniciativa foi confirmada ao DE pelo presidente da ANF, João Cordeiro, que se escusou, contudo, a avançar mais pormenores sobre o projecto.

"Isto está ainda muito no início, não vou dizer nada para não estragar a surpresa", disse João Cordeiro.

O cartão permitirá, segundo o jornal, converter os pontos que os clientes acumulam quando compram medicamentos nas farmácias em descontos na compra de medicamentos sem receita ou outros produtos.

Os descontos não abrangem os medicamentos sujeitos a receita médica.

Em cima da mesa estão, segundo o DE, duas hipóteses: um cartão de crédito tradicional que permite comprar a crédito os medicamentos e um cartão de fidelização que converte os gastos dos doentes em pontos, que depois são utilizados para comprar gratuitamente ou com descontos os medicamentos sem receita médica ou outros produtos.

Contudo, o DE avança que o projecto deverá arrancar já no próximo ano com a emissão de 200 mil cartões, acessíveis a todas as pessoas.

O jornal refere ainda que o parceiro financeiro da operação será a Caixa Geral de Depósitos, depois de terem sido também contactados o BPI, o BES e o Santander.

A ANF congrega a maioria das farmácias portuguesas, que facturam anualmente três mil milhões de euros, diz o DE.

PUB