Associação Opus Gay considera declarações de Manuela Ferreira Leite sobre casamentos homossexuais "algum progresso, mas insuficiente"

Lisboa, 02 Jul (Lusa) - O presidente da associação Opus Gay, António Serzedelo, afirmou hoje que "as pessoas não se casam apenas para ter filhos, mas porque amam o seu parceiro" em resposta às declarações da líder do PSD sobre casamentos entre homossexuais.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Existe uma diferença entre o matrimónio e o casamento. O que Manuela Ferreira Leite não entende é que as pessoas não se casam só para ter filhos, mas porque amam o seu parceiro", disse António Serzedelo à Lusa

Na terça-feira à noite, numa entrevista à TVI, a primeira desde que foi eleita presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, disse aceitar as ligações homossexuais mas estar contra o seu reconhecimento como casamento.

"Eu não sou suficientemente retrógrada para ser contra as ligações homossexuais, aceito-as, são opções de cada um, é um problema de liberdade individual sobre o qual não me pronuncio. Pronuncio-me, sim, sobre o tentar atribuir o mesmo estatuto àquilo que é uma relação de duas pessoas do mesmo sexo igualmente ao estatuto de pessoas de sexo diferente", disse a presidente do PSD.

"Admito que esteja a fazer uma discriminação porque é uma situação que não é igual. A sociedade está organizada e tem determinado tipo de privilégios, de regalias e até de medidas fiscais no sentido de promover a família como algo que tem por objectivo a procriação. É uma realidade. Chame-lhe o que quiser, não chame é o mesmo nome. Uma coisa é casamento, outra coisa é qualquer outra coisa", acrescentou.

O presidente da Opus Gay disse que não está surpreendido com os comentários de Manuela Ferreira Leite e "que já esperava este tipo de atitude do PSD".

"De facto há uma corrente em Portugal e no estrangeiro onde não querem chamar a este tipo de união de casamento. Em Inglaterra houve uma atitude próxima desta e em Portugal passa-se o mesmo", afirmou António Serzedelo.

António Serzedelo afirmou, no entanto, que "representa já algum progresso no PSD, mas que não é obviamente o suficiente".

"O mais importante é antes de tudo a concessão de direitos aos casais. O que acontece hoje é que se tem direitos sem a atribuição do nome casamento, embora seja muito importante para nós ter esse reconhecimento", disse o dirigente da Opus Gay.

A associação Opus Gay é uma organização cívica de carácter social criada para promover a solidariedade entre todos os membros da comunidade gay, lésbico, bissexual e transgénero.

PUB