Associação para o Parque das Serras do Porto aprovada em Valongo, Paredes e Gondomar
Porto, 18 fev (Lusa) - Os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes aprovaram esta semana a criação da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, um projeto que querem candidatar a fundos comunitários.
O Parque das Serras do Porto representa cerca de 10.000 hectares de área verde junto de leitos de rio, serras e aldeias históricas que Paredes, Valongo e Gondomar querem candidatar a fundos europeus para constituir o Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto (AMP).
Os três concelhos partilham o território das serras de Santa Justa, Pias e Castiçais, área que está incluída na Rede Natura 2000, mas cada um dos municípios contribui com mais territórios: as serras de Santa Iria, Banjas e Flores.
Depois de Paredes e Gondomar terem aprovado, nas respetivas reuniões de executivo, na quarta-feira a criação desta entidade, hoje foi a vez de Valongo, concelho onde será a sede do Parque das Serras do Porto, discutir o tema tendo colhido apenas a abstenção do vereador da CDU, Adriano Ribeiro.
O comunista garantiu estar de acordo com o projeto mas revelou dúvidas quanto ao funcionamento da associação e sobre quem vai estar obrigado a investir e a ceder funcionários.
Já João Paulo Baltazar (PSD/PPM) alertou para a importância de que a estratégia de reflorestação da serra seja discutida e, ainda que tenha decidido votar favoravelmente, criticou a "marca" Serras do Porto, lembrando que Valongo "oferece" ao projeto grande parte do território que este terá.
"Este projeto não é só metropolitano. É muito importante para Valongo, para o Porto e para o país", sintetizou, por sua vez, o presidente da câmara, o socialista José Manuel Ribeiro.