Associação República e Laicidade contra "honras" para Cardeal Patriarca

A Associação República e Laicidade criticou hoje o lugar de honra destinado ao Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, nas comemorações oficiais dos 33 anos do 25 de Abril no Parlamento.

Agência LUSA /

Numa carta endereçada ao presidente do Parlamento, Jaime Gama, datada de 28 de Abril e hoje divulgada, a associação questiona o porquê de um lugar para o cardeal na tribuna destinada aos anteriores presidentes da República, do Parlamento, primeiros-ministros e suas mulheres.

"O cidadão José Policarpo não assumiu jamais nem o cargo de Presidente da República, nem da Assembleia da República, nem de primeiro-ministro", lê-se no texto, em que se refere ainda que as igrejas e outras instituições religiosas se encontram "constitucionalmente separadas do Estado".

A associação pretende que Jaima Gama esclareça qual o critério que explica este convite e "a dignidade conferida a este representante de uma igreja", argumentando que o "papel que a Igreja Católica desempenhou perante o Estado Novo não foi de oposição activa ao regime e nem sequer de apoio passivo às acções de resistência ao fascismo".


PUB