Associação Saúde em Português coopera com municípios do Nordeste

A Associação Saúde em Português (ASP) vai cooperar com cinco municípios do Nordeste brasileiro em projectos envolvendo equipamentos médicos e de saúde, revelou o presidente da organização com sede em Coimbra.

Agência LUSA /

Segundo Hernâni Pombas Caniço, os cinco protocolos de cooperação foram firmados com os municípios de Bezerros (Estado do Pernambuco), Maués, Autazes (A mazonas), Jurema e Várzea Branca (Piauí). Celebrados na terça-feira, os protocolos abrangem também intervenções n a educação para a saúde, entre outras áreas.

"São zonas muito carenciadas, com graves deficiências na prevenção das doenças e em domínios como a higiene e a salubridade", disse hoje o médico à agê ncia Lusa.

De acordo com o presidente da ASP, na dinamização destes protocolos de cooperação com as prefeituras brasileiras esteve envolvida a Associação Latino-A mericana, uma organização não governamental.

"Quarenta milhões de pessoas na pobreza, no Brasil, falam português, pr ecisam de ajuda. Não é hora de enviar as caravelas, mas de dar o braço amigo a q uem dele precisar e a quem o aceitar", lê-se numa nota da Associação Saúde em Po rtuguês.

Para concretizar esta cooperação, a ASP - Associação de Profissionais d e Cuidados de Saúde Primários dos Países de Língua Portuguesa candidatou estes p rojectos, para financiamento, à Comissão Europeia (CE).

As candidaturas foram apresentadas à CE na terça-feira, a par com mais seis projectos da ASP, abrangendo Cabo Verde e a Guiné-Bissau.

PUB