Associação Saúde em Português coopera com municípios do Nordeste
A Associação Saúde em Português (ASP) vai cooperar com cinco municípios do Nordeste brasileiro em projectos envolvendo equipamentos médicos e de saúde, revelou o presidente da organização com sede em Coimbra.
Segundo Hernâni Pombas Caniço, os cinco protocolos de cooperação foram firmados com os municípios de Bezerros (Estado do Pernambuco), Maués, Autazes (A mazonas), Jurema e Várzea Branca (Piauí). Celebrados na terça-feira, os protocolos abrangem também intervenções n a educação para a saúde, entre outras áreas.
"São zonas muito carenciadas, com graves deficiências na prevenção das doenças e em domínios como a higiene e a salubridade", disse hoje o médico à agê ncia Lusa.
De acordo com o presidente da ASP, na dinamização destes protocolos de cooperação com as prefeituras brasileiras esteve envolvida a Associação Latino-A mericana, uma organização não governamental.
"Quarenta milhões de pessoas na pobreza, no Brasil, falam português, pr ecisam de ajuda. Não é hora de enviar as caravelas, mas de dar o braço amigo a q uem dele precisar e a quem o aceitar", lê-se numa nota da Associação Saúde em Po rtuguês.
Para concretizar esta cooperação, a ASP - Associação de Profissionais d e Cuidados de Saúde Primários dos Países de Língua Portuguesa candidatou estes p rojectos, para financiamento, à Comissão Europeia (CE).
As candidaturas foram apresentadas à CE na terça-feira, a par com mais seis projectos da ASP, abrangendo Cabo Verde e a Guiné-Bissau.