Atividade gripal passou a epidémica em Portugal

por RTP
Graça Freitas foi entrevistada na RTP Lusa

A diretora-geral da saúde avisou que a atividade gripal no país acabou de passar para epidémica e que existem planos de contingência em hospitais e centros de saúde. Graça Freitas pediu à população que ligue para a linha SNS 24 para não congestionar os hospitais.

Em entrevista à RTP, Graça Freitas explicou que existem recomendações para todos os níveis de cuidado de uma epidemia de gripe. A diretora-geral da saúde confirmou que existem não só planos de contingência em hospitais, como também em centros de saúde.

Confrontada com os horários destas estruturas. Graça Freitas garantiu que os centros de saúde estão disponíveis para tratar um pico de casos da gripe.

Explicando que no inverno existem mais doenças devido a frio (que descompensa as doenças crónicas), por haver mais vírus e viroses respiratórias em circulação e que a atividade gripal passou a ser epidémica, Graça Freitas pediu para que a população utilizasse a linha de saúda SNS 24.

A diretora-Geral de saúde confirmou que nessas chamadas são feitas triagens à distância que permitem saber qual o método de atuação a seguir (ficar em casa com cuidados próprios, ser tratado num centro de saúde ou ir, efetivamente, a um hospital).
Plano gradualmente ativado em Lisboa

Com tempos de espera a chegarem às nove horas no Hospital Amadora-Sintra, a vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo revelou que o plano de contigência está a ser aplicado gradualmente.

"Na região temos centros de saúde abertos, ao sábado e ao domingo, em toda a região. No próximo fim-de-semana vamos ter mais locais abertos com horários reforçados. Por isso, o nosso pedido à população é que antes de ir aos hospitais recorra aos meios que estão à sua disposição".

Sobre o que esperar do surto de gripe que pode atingir o pico no próximo fim-de-semana, Laura Silva explicou que o plano de contigência está a ser aplicado gradualmente na região.

"É normal que haja mais casos de gripe nos hospitais e por isso as equipas vão ser reforçadas durante a semana e o fim-de-semana".
Tópicos
pub