Portões fechados. Ativistas em defesa do ambiente mantêm protesto no Liceu Camões

por RTP

Foto: Manuel de Almeida - Lusa

A ocupação do Liceu Camões, em Lisboa, começou há uma semana, mas esta segunda-feira é o primeiro dia sem aulas. Há alunos barricados no interior da escola. A equipa de reportagem da RTP está a acompanhar a manifestação.

Os ativistas climáticos encerraram a cadeado dois portões do Liceu Camões.

"Os ativistas fecharam os dois portões do Liceu Camões encontrando-se estes do lado de dentro e do lado de fora da escola. O protesto está a decorrer de forma calma e ordeira", confirmava ao início da manhã fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, citada pela agência Lusa.

Pelas 10h00 decorria uma reunião entre a direção da escola secundária e representantes do movimento de protesto.Os ativistas instaram no fim de semana o ministro da Economia a visitar o movimento de ocupação no Liceu Camões e assistir a uma palestra.


O movimento Greve Climática Estudantil Lisboa mantém, desde a passada segunda-feira, um protesto que já levou à ocupação de seis escolas e universidades de Lisboa. A iniciativa tem por objetivo exigir o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Os protestos coincidem com a COP27 - Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que decorre na estância turística de Sharm el-Sheikh, no Egito, até ao próximo dia 18 de novembro.

c/ Lusa
pub