Aumentam pedidos de ajuda contra alcoolismo

Doze pessoas por dia iniciaram tratamento e dez foram internadas por problemas relacionados com o uso de álcool em 2014, segundo um estudo que revela uma tendência de aumento na procura de ajuda contra o alcoolismo.

Arlinda Brandão /

Foto: Reuters/Andrew Yates

De acordo com o relatório anual "A situação do país em matéria de álcool 2014", do SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), estiveram em tratamento no ambulatório da rede pública 11.881 utentes, dos quais 3.353 iniciaram tratamento pela primeira vez e 930 foram readmitidos.

Estes números revelam uma tendência de acréscimo, registando-se nos últimos três anos os valores mais elevados de novos utentes e de readmitidos.

Em termos gerais, o consumo de álcool mantém-se relativamente estável, com 70% da população com mais de 15 anos a afirmar ter consumido bebidas pelo menos uma vez no último ano, sobretudo com uma frequência diária ou semanal.

No entanto, ao nível do consumo pontual excessivo (também designado por binge-drinking), os resultados do inquérito apontam valores muito superiores aos de 2012: 33% da população consumidora tomou, pelo menos uma vez, 6 ou mais bebidas alcoólicas numa única ocasião.

Já na área da droga e toxicodependencia, o relatório apresentado mostra que o cannabis continua a ter elevado consumo entre os estudantes. Dados de um inquerito de 2014 realizado em escolas a alunos do 8.º e 10.º anos mostram que 8,8 por cento destes alunos já experimentaram cannabis. A cocaina é a segunda droga mais consumida a nível nacional.


PUB