Aumentaram as vagas para o ensino superior público

Para o próximo ano estão disponíveis mais 1 100 lugares do que no ano de 2008/2009, nas instituições de ensino superior público portuguesas. Os cursos de Direito e Enfermagem apresentam os maiores números de vagas. A primeira fase de candidaturas para os 51 918 lugares (que poderá consultar aqui) começa já amanhã.

RTP /
O maior aumento de vagas verificou-se no ensino superior politécnico, embora uma subida menor do que a efectuada no ano passado RTP

Os cursos com horários pós-laborais e os destinados a estudantes que já são titulares de uma licenciatura registam também um aumento de lugares.

Os cursos de Medicina disponibilizam mais 44 vagas do que no ano passado, num total de 1 658 lugares. As novas vagas destinam-se quase todas a estudantes já licenciados através de um concurso especial de acesso criado em 2007.

Uma das instituições com novos lugares é a Universidade do Algarve. Este ano, abre 32 vagas para o curso de Medicina destinadas a "licenciados com formação mas áreas fixadas pela universidade".

A Ordem dos Médicos critica a oferta, considerando que é excessiva e motivo de preocupação. O bastonário, Pedro Nunes defende a abertura de mais vagas para Medicina, mas alerta que primeiro é necessário analisar as condições do Serviço Nacional de Saúde e os requisitos de selecção das várias universidades.

Os cursos com menor número de vagas são Ciências Agrárias em Angra do Heroísmo, Engenharia Electrotécnica e Computadores pós-laboral em Tomar e Engenharia e Arquitectura Naval em Lisboa.

O curso de Direito na Universidade de Lisboa, tal como no ano passado, é o que maior número de novos lugares disponibiliza no país (450).

O Ministério do Ensino Superior sublinha que nos últimos cinco anos o número de vagas disponíveis tem aumentado.

PUB