Aumentaram as vagas para o ensino superior público
Para o próximo ano estão disponíveis mais 1 100 lugares do que no ano de 2008/2009, nas instituições de ensino superior público portuguesas. Os cursos de Direito e Enfermagem apresentam os maiores números de vagas. A primeira fase de candidaturas para os 51 918 lugares (que poderá consultar aqui) começa já amanhã.
Os cursos de Medicina disponibilizam mais 44 vagas do que no ano passado, num total de 1 658 lugares. As novas vagas destinam-se quase todas a estudantes já licenciados através de um concurso especial de acesso criado em 2007.
Uma das instituições com novos lugares é a Universidade do Algarve. Este ano, abre 32 vagas para o curso de Medicina destinadas a "licenciados com formação mas áreas fixadas pela universidade".
A Ordem dos Médicos critica a oferta, considerando que é excessiva e motivo de preocupação. O bastonário, Pedro Nunes defende a abertura de mais vagas para Medicina, mas alerta que primeiro é necessário analisar as condições do Serviço Nacional de Saúde e os requisitos de selecção das várias universidades.Os cursos com menor número de vagas são Ciências Agrárias em Angra do Heroísmo, Engenharia Electrotécnica e Computadores pós-laboral em Tomar e Engenharia e Arquitectura Naval em Lisboa.
O curso de Direito na Universidade de Lisboa, tal como no ano passado, é o que maior número de novos lugares disponibiliza no país (450).
O Ministério do Ensino Superior sublinha que nos últimos cinco anos o número de vagas disponíveis tem aumentado.