Autarca de Amarante dá 15 dias para o Governo explicar porque não abre o novo hospital

Amarante, 07 set (Lusa) - O presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu (PS), deu hoje 15 dias para o Governo explicar a razão de o novo hospital, um investimento de 30 milhões de euros, não abrir, apesar de estar pronto "há quase um ano".

Lusa /

"Se não obtiver resposta, vou tomar uma posição muito forte", prometeu, em declarações à Agência Lusa.

O autarca recorda os sucessivos atrasos na obra e o facto de, em maio, ter aberto a consulta externa de psiquiatria no novo hospital, com a promessa de que, até setembro, entrariam em funcionamento as demais valências.

"Pelo que sei, nem sequer abriram concurso para o equipamento e terão perdido já fundos comunitários", disse o edil, perguntando:

"Quem vai assumir a responsabilidade do que se está a passar?"

Armindo Abreu diz-se também "enganado" neste processo, nomeadamente no acordo que fez em 2006 com o Governo, qualificando a postura da atual tutela da saúde como "inadmissível".

O edil reafirmou hoje que se a programação funcional prevista para o novo hospital não for cumprida exigirá ao Governo a devolução dos 750 mil euros investidos pelo município.

O presidente da câmara refere-se ao investimento da autarquia na aquisição dos terrenos e na construção dos acessos ao hospital.

No acordo de 2006, o ministério liderado por Correia de Campos comprometia-se a construir uma nova unidade hospitalar de proximidade, com hospital de dia e cirurgia de ambulatório, num investimento de cerca de 40 milhões de euros. Em contrapartida, a autarquia aceitava disponibilizar o terreno e assumir a construção dos acessos, num investimento de cerca de 750 mil euros.

Hoje, à Lusa, o autarca queixa-se de falta de informação, criticando a administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, liderada por José Luís Catarino, e a própria Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

"Espero que haja ainda alguém com discernimento para pôr o equipamento a funcionar", disse.

A Lusa tem tentado, nos últimos dias, sem sucesso, esclarecimentos sobre o novo hospital de Amarante junto do CHTS, ARS-N e Ministério da Saúde.

Tópicos
PUB