Autarca de Miranda do Corvo recordam político "de grande carácter"
O eurodeputado socialista Fausto Correia, falecido hoje em Bruxelas, é recordado em Miranda do Corvo, onde era deputado à Assembleia Municipal, como um homem "bom, de grande carácter, gerador de consensos e de uma intensa disponibilidade".
Em declarações à agência Lusa, a social-democrata Fátima Ramos, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, lembrou Fausto Correia como "um homem bom, que acreditava em ideias e que enquanto presidente da Assembleia Municipal colocou sempre os interesses de Miranda à frente das lutas político-partidárias".
"Apesar de ter sido meu adversário político em duas eleições, isso nunca prejudicou o nosso excelente relacionamento", adiantou a autarca, acrescentando que o seu desaparecimento deixa "mais pobre a região e o país".
Para o social-democrata José Manuel Simões, presidente da Assembleia Municipal, Fausto Correia "era um homem de grande dimensão, que vai fazer falta. Era cordato, consensual e de uma intensa disponibilidade para colaborar".
Destacando "o seu grande carácter e a postura irrepreensível em todos os momentos", recordou que o relacionamento entre ambos, quer pessoal quer político, era pautado pelo respeito.
"A região centro perde uma voz que se fazia ouvir", sublinhou.
O vereador socialista António Simões, amigo pessoal de Fausto Correia, recordou à Lusa que o eurodeputado "respondeu sempre que chamado a ajudar o concelho, onde tinha raízes familiares, que nunca esqueceu".
Salientando que Fausto Correia "era um homem de grande carácter", António Simões afirmou que a "política nacional perdeu um grande vulto, um homem que se regia por princípios e valores, assente no respeito pelos outros, que não se consegue substituir".
Fausto Correia foi presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo entre 1997 e 2001 e actualmente era deputado municipal.
O pai e o avô eram naturais de Cadaixo, uma aldeia da freguesia e concelho de Miranda do Corvo.
O político e dirigente socialista, de 55 anos, morreu hoje de madrugada vítima de ataque cardíaco, em Bruxelas, onde era eurodeputado.