Autarca de Portimão só fala sobre fecho da ponte depois de reunir com Estradas de Portugal

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O autarca de Portimão, Manuel da Luz, não vai avançar com o fecho da ponte metálica de Portimão sobre o Rio Arade até quarta-feira, data em que reúne com a Estradas de Portugal.

Depois da autarquia ter ameaçado encerrar a ponte esta segunda-feira se até lá a EP não garantisse a inexistência de perigo, a empresa assegurou que a circulação rodoviária na ponte é segura.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Portimão afirmou já ter tido acesso ao relatório e as imagens dos pilares da ponte, divulgadas hoje no sítio da Internet do jornal "Sol" mas prefere fazer comentários apenas depois de "ouvir as explicações da Estradas de Portugal".

"A Câmara mantém a mesma posição até quarta-feira", declarou Manuel da Luz.

A autarquia vai reunir-se quarta-feira com a EP para ser esclarecida sobre a segurança e os riscos que a ponte de Portimão apresenta.

O relatório da EP, divulgado hoje pelo "Sol", é reconhecida a progressão acelerada de fenómenos de erosão passíveis de "afectar as respectivas condições de segurança" e da "estabilidade da estrutura" oficialmente.

É urgente a intervenção para reforçar os pilares 4 e 5 da ponte metálica de Portimão sobre o Rio Arade, lê-se no documento da EP.

No mesmo relatório, com data de 03 de Outubro deste ano, a Estradas de Portugal (EP) refere que a ponte metálica de Portimão sobre o Rio Arade está em piores condições do que em 2005, contudo a EP referiu, no último fim-de-semana, que não há motivo para alarmes.

Nas imagens captadas em Fevereiro de 2005 durante a inspecção sub-aquática aos pilares da Ponte de Portimão, divulgada hoje no sítio da Internet do jornal "Sol", é possível ver imagens da erosão que as águas provocaram nos pilares da estrutura.

A firma Betar, Consultores Lda, responsável pela filmagem sub-aquática da ponte, refere a necessidade de "uma intervenção de emergência" e "reforço dos pilares".

No relatório são aconselhadas reparações na estrutura metálica, tabuleiro e pilares.

A substituição de parafusos por rebites (calhaus), selagem de folgas, implementação de um sistema de recolha de resíduos de decapagem (tirar a camada de óxido), impermeabilização do tabuleiro ou colocação de microestacas no interior dos fustes dos pilares são algumas das recomendações.

Apesar do relatório confirmar a necessidade urgente do reforço dos pilares, a classificou de "alarmistas" as notícias que têm vindo a público acerca da situação, e esclareceu que a ponte metálica de Portimão é alvo de acompanhamento e inspecções periódicas principais e subaquáticas desde 2005.

Num comunicado difundido no último fim-de-semana e contrariando o relatório, a EP acrescenta que após a última inspecção subaquática a todos os pilares e fundações da ponte, concluiu-se que o estado da estrutura não sofreu agravamento.

A ponte de Portimão estabelece a ligação da cidade à Estrada Nacional 125 e serve as localidades de Ferragudo e Parchal, pertencentes ao Concelho contíguo, Lagoa, embora exista uma outra ponte construída mais recentemente que estabelece a ligação entre a cidade e a Via Infante

Em seis anos, a ponte algarvia, construída em 1876, foi alvo de sete inspecções subaquáticas, tendo existido já dois alertas vermelhos a indicar a gravidade da situação, acrescenta o semanário "Sol".

Em 2005, a estrutura obteve a pior classificação possível em termos de conservação, o que motivou a primeira intervenção urgente em seis pilares e a organização de um concurso público para uma obra de fundo nos sete pilares que sustentam a ponte.

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