Autarquia aprova ajudicação da segunda fase da requalificação da marginal do Douro

Porto, 03 Jan (Lusa) - A Câmara de Gondomar aprovou hoje a adjudicação de várias obras de requalificação urbana e ambiental da marginal do Douro, no âmbito do programa Polis, no valor de sete milhões de euros.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo fonte da autarquia, as obras adjudicadas dizem respeito ao "Troço B" do programa Polis de requalificação urbana de Gondomar e envolvem a requalificação, à superfície, da marginal, com a instalação de um passeio pedonal, de uma ciclovia e de zonas de acesso ao rio, assim como zonas de descanso.

Incluído neste conjunto de obras está também a instalação, por baixo da via requalificada, da nova conduta de Jovim/Nova Sintra, da responsabilidade da empresa intermunicipal Águas do Douro e Paiva.

A autarquia tem já em curso as obras do "Troço C" do Polis de Gondomar, que inclui a requalificação do Centro Histórico de Gramido - o "coração do projecto" - que compreende a zona envolvente da Casa Branca de Gramido e do Centro de Desportos Náuticos, equipamentos executados no âmbito do mesmo programa e já concluídos.

A Casa Branca de Gramido foi reconstruída com o acompanhamento do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), já que se trata de um edifício classificado, pelo seu interesse histórico, mas que se encontrava em ruína.

Neste edifício foi assinada, em 1847, a Convenção de Gramido, que pôs fim à denominada Revolução da Maria da Fonte, revolta popular contra o governo presidido por Costa Cabral na sequência das tensões sociais remanescentes das guerras liberais, entre monárquicos absolutistas e liberais.

A utilização futura do edifício terá a ver com o seu carácter histórico, assumindo-se como "sala de visitas" do concelho.

O Centro de Desportos Náuticos é um equipamento de referência, que aloja o Clube Naval Infante D. Henrique, um dos maiores clubes portugueses de canoagem.

As obras da fase final, em termos cronológicos, da requalificação da marginal de Gondomar (denominada "Troço A") correspondem ao espaço entre Gramido e a Ribeira de Atães, a montante do Douro e deverão ser lançadas durante este ano, disse à Lusa fonte da autarquia.

Tendo como base o Centro Histórico de Gramido, a requalificação da marginal estende-se por cinco quilómetros, desde o Palácio do Freixo, a jusante, na fronteira municipal com o Porto, até à Ribeira de Atães, a montante.


PUB