autarquia investe 30 milhões de euros na construção do "maior complexo desportivo do Norte"
Porto, 29 Ago (Lusa) - A Câmara de Paredes vai investir mais de 30 milhões de euros na construção da nova Cidade Desportiva que será "o maior e mais completo complexo desportivo do norte do País", anunciou hoje a autarquia.
As obras de terraplanagem começaram há cerca de dois meses numa área de mais de 16 hectares e todo o processo só deverá ficar concluído em 2014.
Um campo relvado, dois campos de sintético para treinos e jogos de futebol de cinco e onze, um pavilhão gimnodesportivo multiusos, uma academia de ténis, constituída por três courts em terra batida e quatro em piso rápido, e estruturas de apoio ao complexo (balneários, restauração e hotelaria, parques e acessos) integram a primeira fase da obra que se prevê fique pronta até ao fim de 2010.
Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, Celso Ferreira, explicou que esta obra representa "a concretização dos desejos e aspirações desportivas, amadoras e profissionais, que os cidadãos da região merecem há muito".
"O projecto nasceu na sequência de um programa municipal de incentivo ao desporto, cujo objectivo é combater o insucesso e abandono escolar e que, em três anos, originou 3.500 novos atletas", salientou o autarca.
Celso Ferreira decidiu, por isso, "garantir o futuro desportivo destes novos atletas" e avançar com um projecto de "alta competição" que "quando estiver concluído ficará parecido com o Centro Desportivo de Rio Maior".
O autarca anunciou que irá estabelecer contactos com diferentes federações desportivas no sentido de perceber o que é necessário para conferir a este complexo o estatuto de Centro de Alta Competição.
"Não sabemos exactamente quais os critérios exigidos para cada uma das modalidades, mas iremos propor a utilização deste complexo como a grande casa do desporto na região Norte", sustentou.
Na primeira fase, o objectivo é que os clubes locais, como o União de Paredes, por exemplo, possam utilizar, em pleno, as estruturas a construir.
Já no início de 2009, salientou o autarca, as camadas jovens do União de Paredes e de outros clubes do concelho poderão usufruir dos campos principais.
"O gimnodesportivo que vamos construir é maior que o pavilhão multiusos de Guimarães, que é actualmente o maior do país", afirmou
Numa segunda fase, a Cidade Desportiva incluirá um complexo de piscinas, um centro hípico com escola de equitação, pista de atletismo em tartan para competições e velódromo de ciclismo.
A Cidade Desportiva está a ser construída no Anel Verde da Cidade de Paredes.
O projecto será apresentado segunda-feira, às 18:00, no Salão Nobre do edifício da Câmara.
PM.