Autorização para a compra de computadores para exames digitais chega tarde

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes Escolares avisa que, apesar do dinheiro disponibilizado pelo Governo para a compra de computadores, já não há tempo para garantir a realização de provas digitais para os alunos.

Antena 1 /

Foto: Compare Fibre - Unsplash

Apesar dos seis milhões e meio de euros disponibilizados pelo Ministério da Educação para a aquisição de equipamentos informáticos, Manuel Pereira diz que este é um processo muito burocrático, quando faltam apenas dois meses para o início das provas.

Mas as necessidades não se ficam pelo equipamento informático. Além de portáteis faltam também professores de informática nas escolas.

Manuel Pereira diz que muitos alunos não são autónomos no trabalho feito nos computadores, sendo que as provas deviam continuar a ser feitas em papel.

Também a Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas acusa o Ministro da Educação de estar a passar a responsabilidade das provas digitais para os diretores das escolas.

Filinto Lima refere que os estabelecimentos de ensino ainda não receberam qualquer indicação sobre como podem ser comprados os equipamentos, e enumera as dúvidas que continuam sem resposta .
PUB