Bairro das Marianas será demolido até fim de Maio, famílias realojadas

por Agência LUSA

Cascais, 11 Abr (Lusa) - O bairro das Marianas, Cascais, será demolido até ao final de Maio e todas as famílias, mesmo as sem direito ao Programa Especial de Realojamento, serão realojadas, anunciou hoje o vereador da Câmara de Cascais Manuel Andrade.

"Até ao fim de Maio as Marianas passarão à história", anunciou o vereador democrata-cristão com o pelouro da Habitação na Câmara Municipal de Cascais, Manuel Andrade.

O autarca falava durante a apresentação da avaliação do Programa Especial de Realojamento (PER) de Cascais elaborada por uma equipa do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), no Centro Cultural de Cascais.

As 10 famílias residentes nas Marianas que estão inscritas no PER serão realojados no empreendimento da Adroana e para as 16 famílias que não são abrangidas pelo programa de realojamento estão a ser encontradas soluções de realojamento alternativas, acrescentou à Lusa Manuel Andrade.

Essas soluções passam pelo realojamento em casas do parque habitacional camarário que ficaram vagas e acordos com a Segurança Social, entre outras respostas equacionadas família a família.

O bairro das Marianas situa-se nas freguesias de Carcavelos e Parede.

Manuel Andrade reafirmou ainda que o PER concelhio será concluído em 2007.

"Há ainda muito a fazer, nomeadamente no bairro do Fim do Mundo e Matarraque", acrescentou o autarca.

Em 1993, altura em que começaram os recenseamentos das famílias, existiam 127 bairros de barracas no concelho de Cascais, com um total de 1.361 barracas, onde viviam 5.371 pessoas, pertencentes a 2.038 agregados familiares.

Até ao fim de Março tinham sido realojadas 1.637 famílias, o que traduz uma "taxa de execução de 80 por cento" do PER no concelho.

O PER foi criado formalmente na estrutura da autarquia de Cascais em 1995 e os primeiros realojamentos realizaram-se na Cruz da Guia, em 1997.

Actualmente, existem 30 empreendimentos de realojamento, com uma média de 50 habitações.

O maior empreendimento situa-se na Adroana, com 129 fogos.

ACL.

Lusa/Fim


pub