"Baixas" de Albufeira e Coimbra inundadas por chuva intensa

A chuva intensa que caiu, esta madrugada, em Albufeira, provocou inundações na baixa da cidade. Também na tarde de domingo, em Coimbra, foram registadas inundações na zona de comércio tradicional.

RTP /
O nível da água em Albufeira dava pela cintura RTP

As fortes chuvas que se registaram a partir da 1h40 inundaram muitas caves na baixa de Albufeira, tendo provocado a mobilização de bombeiros, elementos da autarquia e GNR, que desviou a circulação de trânsito daquela zona da cidade.

A chuva caiu durante 45 minutos, mas ainda “falta esgotar água em algumas caves”, disse à Antena1 Abel Gomes, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.

As autoridades municipais, que já se encontravam em alerta amarelo, registaram milhares de euros de prejuízos, apurou a RTP. As operações de limpeza estão dificultadas pela maré alta.

Baixa de Coimbra submersa

Os estabelecimentos comerciais e a Igreja de Santa Cruz, na baixa de Coimbra, foram inundados na sequência da chuva que caiu entre as 16 e as 16h30 de domingo.

Os bombeiros sapadores apontaram a Praça 8 de Maio e ruas adjacentes como a zona mais afectada. O sistema de drenagem das ruas não efectuou um escoamento eficaz, devido à intensidade das chuvas.

A altura da água subiu 50 centímetros na Igreja de Santa Cruz e registaram-se inundações pontuais nas zonas de Celas, Portela e Travessa do Gato.

As chuvas intensas causaram também cortes na circulação automóvel em alguns locais de Coimbra. Um veículo ficou bloqueado junto à Estação Ferroviária de Coimbra B e a circulação na estrada que liga Almalaguês a Miranda do Corvo ficou condicionada devido a pequenos desabamentos de terras.

“Não houve derrocadas de paredes, nem feridos, nem desalojados”, assegurou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra.
PUB