País
Baleia azul: Menor de 14 anos hospitalizada em Braga com sinais de automutilação
A adolescente de 14 anos deu entrada no Hospital de Braga na quinta-feira à noite com cortes no pescoço e nos braços, feitos com um x-ato.
A menor deu entrada no Hospital de Guimarães num primeiro momento e só depois foi transferida para o Hospital de Braga, já ao fim da noite de quinta-feira.
Segundo o Jornal de Notícias, a jovem apresentava cortes no pescoço e nos braços, feitos na sequência de uma das missões do jogo "Baleia Azul".
O jogo online, fenómeno a nível mundial, leva os jovens a práticas de medo, automutilação, ou até mesmo comportamentos suicidas. Decorre através de desafios constantes, numa lógica de ameaças pessoais, à família e amigos.
Com este caso registado na quinta-feira, contabilizam-se pelo menos sete casos de automutilação relacionados com o jogo em todo o país.
A maioria dos casos envolvem adolescentes entre os 14 e os 18 anos, sendo que a GNR de Viseu deu conta, ainda esta semana, de uma queixa apresentada em Mangualde por uma pessoa adulta que realizou o primeiro desafio, decidiu não continuar e foi ameaçada.