Bancada do Circo Chen caiu antes do espectáculo

Uma bancada do Circo Chen, que está instalado junto ao Parque das Nações, em Lisboa, caiu esta tarde depois de alguém ter retirado os travamentos. O deslizamento da bancada provocou o pânico entre as cerca de mil pessoas que se preparavam para assistir a mais um espectáculo e ainda 28 feridos ligeiros, muitos deles apenas com escoriações.

RTP /
Acidente no Circo Chen provocou vários feridos esta tarde em Lisboa Miguel A. Lopes/Lusa

Miguel Chen foi o primeiro dos elementos do Circo Chen a dar uma explicação para o acidente desta tarde que provocou alguns feridos ligeiros um pouco antes do início do espéctaculo.

"A bancada escorregou para a frente e assentou no chão porque alguém tirou os travamentos e foi mesmo escorregar já que as pessoas ficaram sentadas onde estavam e depois saíram", esclareceu Miguel Chen dono do circo.

Este deslizamento da bancada em cerca de "dez metros" deixou a direcção  do circo "preocupada" e para Miguel Chen "felizmente de grave não aconteceu nada havendo apenas feridos ligeiros.

Miguel Chen mostrou-se tranquilo apesar do incidente afirmando que "da nossa parte já vimos o que foi. Não há  nenhuma coisa que se possa dizer que era mal feita ou mal construída. Foi alguém que tirou um travamento".

Face ao sucedido a direcção do circo decidiu cancelar o espectáculo desta noite, no penúltimo dia da actuação do Circo Chen naquele local. 

O acidente provocou 28 feridos ligeiros e ao local chegaram mais de uma dezena de ambulâncias que desde logo iniciaram o transporte dos feridos para os hospitais de São José, Dona Estefânia e Santa Maria, ao mesmo tempo que junto ao circo as autoridades montavam dois pontos de atendimento.

Em declarações à RTP um funcionário do Circo Chen confirmou que na zona que cedeu estariam cerca de 100 espectadores que era "a bancada com menos pessoas".

"Não sabemos explicar o que aconteceu. Sabemos que há pessoas com alguns arranhões e feridos, mas nada de grave", referiu o mesmo o funcionário que acrescentou ainda que todas as sessões de hoje foram canceladas.

Já em declarações à agência Lusa uma espectadora do circo referiu que "a bancada superior deslizou toda num efeito de dominó e via-se as pessoas a ficar debaixo das bancadas".

Nesse momento "as pessoas ficaram aflitas, gerou-se o pânico e a confusão normal com toda a gente aos gritos", concluiu.
PUB