Baptista Romão "é muito competente para o cargo" - Almeida Pereira

Porto, 29 Fev (Lusa) - O magistrado do Ministério Público Almeida Pereira disse hoje à Agência Lusa que João Manuel Baptista Romão, indigitado para director da Polícia Judiciária do Porto, é "uma excelente pessoa e muito competente para o cargo".

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Conheço-o perfeitamente, foi meu colega, é uma excelente pessoa, muito competente para assumir o cargo", sustentou Almeida Pereira, escusando-se a efectuar qualquer outro comentário sobre a indigitação de Baptista Romão.

Almeida Pereira recusou quinta-feira assumir o cargo de director da PJ/Porto, que tinha anteriormente aceite, justificando a recusa, em comunicado, pelo ambiente gerado na sequência da comunicação pública da sua aceitação.

No documento, Almeida Pereira afirma ter entendido "adequado" comunicar às entidades competentes a sua decisão de "recusa do convite aceite".

O magistrado sublinhou que, desde o anúncio público da sua aceitação do convite do ministro da Justiça para assumir a direcção da PJ do Porto, foi "objecto de calúnias, infâmias e vilipêndios de proveniência nunca assumida".

"Mantenho-me no DIAP do Porto com a mesma dignidade e dedicação ao Ministério Público que, segundo creio, sempre mantive", afirmou Almeida Pereira.

De acordo com uma informação constante do site do Conselho Superior do Ministério Público, o organismo tem a sua próxima reunião marcada para 11 de Março, quando deverá apreciar a designação de João Manuel Baptista Romão, que vai substituir o também magistrado do MP, Vítor Guimarães, que apresentou sexta-feira o seu pedido de demissão.

Segundo fonte policial, ouvida pela Lusa, Vítor Guimarães saiu em alegada "divergência" com Helena Fazenda quanto "à abordagem da investigação" dos homicídios ligados ao submundo da noite no Porto.

PF.

Lusa/Fim


PUB