BE considera "bem-vindos" alertas Cavaco Silva

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O líder parlamentar do BE, Luís Fazenda, disse que os alertas do Presidente da República para "um novo olhar sobre a escola" são "bem-vindos", lamentando apenas que Cavaco Silva não tenha sublinhando o papel da escola pública.

"São alertas que são bem-vindos. O défice na educação é um dos problemas mais relevantes do país", afirmou o líder da bancada do BE em declarações à Lusa, comentando a intervenção de Cavaco Silva nas cerimónias de comemoração dos 97 anos da proclamação da República.

Contudo, acrescentou Luís Fazenda, o BE lamenta que o Presidente da República nada tenha dito no seu discurso sobre a escola pública.

"Lamentamos que não tenha sublinhado o papel da escola pública", referiu.

O Presidente da República propôs hoje um "novo olhar sobre a escola", uma escola ligada à comunidade, em que os pais estejam envolvidos de forma mais activa e participante e em que a figura do professor seja prestigiada.

Numa breve nota, Cavaco Silva pediu ainda aos deputados que "aprofundem o esforço" para concretizar as iniciativas legislativas para aumentar a eficácia na luta contra a corrupção, retomando um apelo que fez há um ano.

Relativamente a este apelo, o líder da bancada do BE considerou que se trata de "uma chamada de atenção devida", porque existem ainda várias iniciativas legislativas do chamado `pacote anti-corrupção` "congeladas na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais".

"Não se vêem razões para não se ter já avançado", salientou Luís Fazenda, atribuindo a responsabilidade deste atraso "aos principais partidos".


pub