BE quer revisão da avaliação da FCT que pode fechar Centro de Linguística do Porto

por Lusa

A coordenadora do BE pediu hoje uma revisão da avaliação da Fundação Ciência e Tecnologia que chumbou e pode fechar o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) em 2015, porque a mesma foi feita para "cortar financiamento".

"Esta avaliação exclui centros de investigação com argumentos como `dedica-se à língua portuguesa`, `tem muitos investigadores portugueses`, `esse tipo de investigação não pode ser feita em Portugal`. Esta não é uma avaliação, é um corte de financiamento. Este processo tem de parar", defendeu Catarina Martins.

A coordenadora do BE falava aos jornalistas depois de uma reunião com responsáveis do CLUP, lamentando que a "verba extra para os centros mal avaliados" anunciada pelo ministro da Educação e Ciência se destine "a encerramentos".

"Essa verba serve para encerrar os centros ou para fusões. É completamente inaceitável que, neste país, se gaste dinheiro não para fazer ciência mas para encerrar centros de investigação", criticou.

Catarina Martins revelou que a avaliação negativa ao CLUP, "o único centro de investigação linguística ao norte do país", se deve a "critérios tão inaceitáveis como fazer investigação em linguística do português".

"Este é um sistema de avaliação que não pode ser levado a sério", vincou, considerando que todo o processo "deve ser deitado para o caixote do lixo".

A responsável alertou que a avaliação "em curso da Fundação Ciência e Tecnologia (FCT)" já determinou o encerramento de "metade dos centros de investigação" nacionais, "uns porque ficam sem financiamento" e "outros porque ficam com tão pouco que o seu funcionamento e impossível".

Catarina Martins nota ainda que "este sistema de avaliação impede o financiamento privado", colocando por isso em risco entidades suportadas pelo setor empresarial.

Para a coordenadora do BE, esta avaliação da FCT apresenta "três problemas".

Desde logo porque "a comunidade científica não a reconhece", mas também porque é "subserviente às grandes universidades europeias", ao considerar "que Portugal não deve ter investigação em setores fundamentais".

"Retira possibilidades de futuro e soberania ao nosso pais", avisa a bloquista, notando que as consequências da apreciação se prolongam "até 2020".

Para Catarina Martins, "o processo avaliação tem de ser parado e os centros avaliados de forma correta".

A petição contra o encerramento do CLUP em 2015, devido ao corte do financiamento de 50 mil euros anuais justificado pela avaliação da FCT, contava pelas 14:00 com a assinatura de 3.459 pessoas.

Os responsáveis da instituição recordam que foi fundada há 38 anos por Óscar Lopes, que é "a única unidade de investigação exclusivamente dedicada à Linguística no Norte de Portugal" e tem uma "biblioteca especializada" de "valor ímpar".

 

Tópicos
pub