BE questiona Governo sobre bloqueio aos processos de regularização de imigrantes
O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre o encerramento, pela maioria dos serviços, das candidaturas para regularização dos imigrantes residentes em Portugal e o esgotamento das quotas para a construção civil, agricultura e hotelaria.
O jornal Público noticia hoje que as quotas para a entrada de imigrantes, fixadas em 2004, já estão esgotadas nas áreas da construção civil, agricultura e hotelaria, com os serviços responsáveis a aconselharem os imigrantes a aguardar pela nova lei, que entrará em vigor em Agosto.
Em requerimento hoje entregue na Assembleia da República dirigido ao Ministério da Administração Interna, o BE questiona directamente Rui Pereira se "tem acompanhado estas situações".
"Tem conhecimento de que o esgotamento de quotas que já foram fixadas há muito tempo tem impedido a concessão de vistos de trabalho para áreas que as entidades empregadoras portuguesas têm sentido necessidade de trabalhadores?", questiona o Bloco de Esquerda.
"Está em condições de assegurar que o mecanismo previsto na nova lei não permitirá que situações como esta ocorram novamente?", acrescenta o requerimento.
O Bloco de Esquerda questiona ainda o ministro para quando prevê a publicação da regulamentação da lei.