"Beato Biobus" move autocarros que aproveitam óleo alimentar usado

Os autocarros 794 da Carris movidos a energia produzida a partir de óleo alimentar usado já estão a circular em Lisboa há cerca de uma semana.

Arlinda Brandão - Antena 1 /

Fotos: Arlinda Brandão - Antena 1

É uma nova vida dada a óleos alimentares, depois de usados na cozinha e recolhidos em 15 escolas da zona oriental de Lisboa, envolvendo mais de 4.500 alunos do pré-escolar ao secundário e toda a comunidade escolar nesta solução inovadora. 

A iniciativa pretende contribuir para a redução da emissão de cerca de 400 toneladas de dióxido de carbono por ano, promover a reciclagem de resíduos e diminuir a importação de recursos energéticos.

O "Beato Biobus" é um projeto-piloto que teve início em 2022, arrancando agora a fase de circulação dos autocarros movidos a energia produzida a partir do óleo alimentar usado e deverá prolongar-se até ao final deste ano.
É cofinanciado pelo programa EEA Grants e junta a Carris, a Prio, o Unicorn Factory Lisboa/Startup Lisboa, a Lisboa E-Nova e a Câmara de Lisboa.

A carreira 794, que liga o terminal Sul e Sueste ao interface da Estação Oriente, é uma das linhas que serve a Unicorn Factory Lisboa - Beato Innovation District, que promove a inovação na cidade de Lisboa e que serve as escolas envolvidas na recolha dos óleos alimentares usados.

PUB