Bebé encontrado em caixote do lixo estava "sem qualquer tipo de proteção"

por RTP
Em causa podem estar vários crimes, entre os quais o crime de exposição ao abandono Foto: Claudia Daut - Reuters

O recém-nascido que na terça-feira foi encontrado num caixote do lixo da Avenida Infante D. Henrique, perto da estação fluvial, estava sem roupa e sem qualquer tipo de agasalho. O bebé continua internado nos cuidados intensivos neonatais do Hospital Dona Estefânia, mas encontra-se estável.

De acordo com o comissário da PSP André Serra, quando foi encontrado o recém-nascido “estava sem qualquer tipo de proteção, nem roupa, nem agasalho (…), estava simplesmente dentro do caixote do lixo da maneira como nasceu”.

O bebé, do sexo masculino, “aparentava não ter tido qualquer tipo de assistência médica” até ao momento em que foi encontrado, acrescentou a PSP.

Quando o bebé estiver completamente estável deverá ser encaminhado para uma instituição de apoio.

“A investigação está a decorrer, de momento não temos ainda mais informações sobre os pais do bebé”, declarou André Serra.

Em causa podem estar vários crimes, entre os quais o crime de exposição ao abandono.

A situação foi comunicada às entidades competentes e será agora investigada pela Polícia Judiciária. “Todos os meios de prova foram recolhidos” e no local encontram-se algumas câmaras de videovigilância cujo conteúdo será agora analisado, informou a PSP.

O INEM publicou esta quarta-feira uma fotografia tirada ao bebé no dia em que foi encontrado, quando estava ainda dentro da ambulância a caminho do hospital.


Com a legenda "Bem-vindo, puto!", o serviço de emergência explicou à RTP que a frase expressa o sentimento da equipa por ter conseguido que o bebé chegasse com vida ao hospital.

O bebé foi descoberto na tarde de terça-feira por um cidadão que ouviu barulho vindo do caixote do lixo onde se encontrava o recém-nascido.

Outra pessoa que passava no local assistiu à situação e ajudou a chamar os meios de emergência médica.

O recém-nascido, que ainda tinha parte do cordão umbilical, foi de seguida encaminhado para o Hospital Dona Estefânia e está, agora, em estado estável.
Tópicos
pub