Bebé raptada será entregue hoje aos pais

Andreia Elizabete, a bebé levada do Hospital Padre Américo, em Penafiel, há mais de um ano, com apenas três dias de vida, deve ser hoje entregue aos pais biológicos, depois dos testes genéticos terem confirmado a sua identidade.

Agência LUSA /
Bebé entregue hoje RTP

A previsão foi feita terça-feira por Vítor Guimarães, director nacional adjunto da Polícia Judiciária, ao anunciar os resultados dos testes de ADN a que a criança e aos pais biológicos foram submetidos para confirmação de que a bebé encontrada segunda-feira era a mesma que fora roubada daquele hospital, a 17 de Fevereiro do ano passado.

O "final feliz" do caso, com a recuperação da criança e a detenção da confessa autora do crime de sequestro, não significa para a PJ o fim das investigações, pois as autoridades pretendem ainda esclarecer vários aspectos do caso.

"Este foi um crime difícil de investigar", frisou, salientando as dificuldades que resultam do facto de um bebé de três dias ser relativamente fácil de transportar num saco, como terá acontecido com a criança agora recuperada.

A mulher que alegadamente levou Andreia Elizabete do Hospital Padre Américo, em Penafiel, foi acusada de sequestro pelo tribunal de Penafiel, que decretou a sua prisão preventiva, encontrando-se actualmente na ala feminina da Cadeia de Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, onde vai aguardar o julgamento.

Fontes ligadas ao processo referiram à Lusa que a mulher, detida segunda-feira ao princípio da tarde na sua residência em Valongo, confessou o crime, justificando o rapto da criança com a necessidade de manter a relação conjugal com o seu companheiro.

O crime de sequestro tem uma moldura penal de dois a dez anos de prisão.Penafiel, Os pais biológicos de Andreia Elizabete, Isaura Pinto e Albino Pinto, têm mais seis filhos, com idades entre os 17 e os 4 anos. A rapariga mais velha vive com a avó, três vivem com o casal numa modesta casa de Cernadelo, Lousada, e duas meninas, de 9 e 10 anos, estão à guarda de uma família de acolhimento por ordem do tribunal de Lousada.

Os vizinhos da família preparam uma festa para celebrar o baptizado de Andreia Elisabete Pinto, quando ela regressar à família biológica.

PUB