Beja deverá ter novo hospital de dia até ao final do ano

O Hospital José Joaquim Fernandes de Beja vai avançar com a construção de um novo hospital de dia, que deverá entrar em funcionamento até ao final do ano para substituir o actual, a funcionar em "condições precárias".

Agência LUSA /

Rui Sousa Santos, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo (CHBA), explicou hoje à agência Lusa que o projecto da nova unidade "deverá estar pronto até ao final de Maio, seguindo-se o lançamento do concurso público e o início das obras".

"Se não se verificarem atrasos, o novo hospital de dia deverá estar concluído e entrar em funcionamento até ao final deste ano", adiantou.

De acordo com o responsável, o novo hospital de dia vem substituir o actual, que "funciona em condições precárias em dois gabinetes do serviço de consultas externas".

"Tratam-se de instalações muito reduzidas e com capacidade para receber apenas oito utentes em simultâneo", precisou, acrescentando que o novo hospital de dia, "com instalações mais amplas, equipamento moderno, 16 cadeirões e 2 camas, irá permitir duplicar a capacidade do actual".

A nova unidade, um pavilhão pré-fabricado em alvenaria (tijolos), vai "nascer" nas traseiras do edifício principal, ao qual ficará ligado no final da segunda fase das obras de expansão do hospital de Beja.

O hospital de dia é um serviço que permite aos doentes, mesmo não estando internados, passar o dia no hospital, onde a evolução da sua situação clínica pode ser mais facilmente vigiada e os medicamentos administrados correctamente.

Com 4.648 sessões realizadas em 2005, num total de 738 doentes tratados , o hospital de dia de Beja presta essencialmente cuidados e tratamentos a doentes oncológicos (que não necessitam de internamento, mas que exigem condições especiais), como sessões de quimioterapia.

A construção do novo hospital de dia, orçada em cerca de 500 mil euros, será financiada com fundos próprios do CHBA.

Para angariar fundos para a construção do novo hospital de dia, a Liga dos Amigos do CHBA vai lançar, durante a Ovibeja, certame agrícola a decorrer entre sábado e 7 de Maio, a campanha de solidariedade "Vamos Colorir Muitas Vidas !".

A campanha, que pretende envolver toda a comunidade na construção daquele novo serviço hospitalar, vai estar representada na Ovibeja com um stand próprio, onde poderão ser depositados donativos ou solicitadas informações.

PUB