Beneficiação de estrada em Canas de Senhorim que motivou boicotes eleitorais concluída em Abril
A beneficiação da estrada que liga Póvoa de Santo António à sede da freguesia de Canas de Senhorim, que motivou vários boicotes eleitorais, ficará concluída no final de Abril, disse hoje à Agência Lusa fonte da autarquia.
O mau estado da estrada municipal - estreita, sinuosa e esburacada - levou a população de Póvoa de Santo António a boicotar vários actos eleitorais naquela secção de voto (uma das cinco da freguesia de Canas de Senhorim), exigindo da Câmara de Nelas a realização de obras de melhoramento.
No entanto, a acção de protesto acabava por passar despercebida, uma vez que também nas restantes secções se registava boicote, mas devido à reivindicação da elevação da freguesia de Canas de Senhorim a concelho.
Só nas eleições de 17 de Março de 2002, quando o Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim decidiu quebrar o "jejum" e votar pela primeira vez em quase cinco anos, é que a população de Póvoa de Santo António conseguiu marcar a diferença do seu protesto, mantendo o boicote.
Os populares queixavam-se de terem de frequentemente ir com as suas viaturas à oficina, por causa de suspensões estragadas e pneus rebentados, uma vez que tinham de utilizar aquela via para ir trabalhar.
O chefe de divisão das Obras Públicas da Câmara de Nelas, Luís Almeida, admitiu à Lusa que o processo de reparação da estrada se arrastou durante muitos anos, mas garantiu que ficará concluído no final de Abril.
"A obra já tinha sido adjudicada há uns anos, mas quando foi metido o projecto para a criação do concelho de Canas de Senhorim o concurso foi anulado", lembrou.
Posteriormente, foi aberto novo concurso, um processo que "é sempre demorado", nomeadamente porque houve necessidade de fazer expropriações, acrescentou.
A obra foi adjudicada à firma Sopovico por mais de 286 mil euros e os trabalhos arrancaram em Outubro do ano passado.
Luís Almeida explicou que a estrada "ficará quase uma recta" com novo tapete betuminoso e uma rotunda na Rua do Matadouro, que numa fase posterior irá permitir a ligação à Avenida dos Bombeiros, em Canas de Senhorim.
O actual traçado do troço Póvoa de Santo António/Quinta da Boiça ficará rectificado e pavimentado. Na Rua do Casal e na totalidade da rua principal da Póvoa de Santo António (até Póvoa de Lisboa e Laceiras) estão a ser feitos trabalhos de pavimentação.