Biografia de D. António Carrilho

D. António Carrilho, hoje nomeado bispo do Funchal, em substituição de D. Teodoro de Faria, era bispo auxiliar do Porto desde Junho de 1999, quando ocorreu a sua entrada solene na diocese.

Agência LUSA /

D. António José Cavaco Carrilho nasceu a 11 de Abril de 1942, em S. Cle mente de Loulé, no Algarve, tendo entrado para o Seminário de Faro em Outubro de 1953, frequentando depois o Seminário dos Olivais, onde fez os cursos filosófic o e teológico.

O novo bispo do Funchal foi ordenado sacerdote numa cerimónia realizad a na Sé de Faro a 28 de Julho de 1965, exercendo durante os 12 anos seguintes ac tividade pastoral na Diocese do Algarve.

Em Outubro de 1977 entrou para a Universidade Católica, em Lisboa, ond e se licenciou em Teologia, passando depois a trabalhar na Conferência Episcopal Portuguesa, onde desempenhou várias funções, entre as quais a de director do Se cretariado Nacional de Educação Cristã, tendo a seu cargo os contactos, em nome da Igreja Católica, com o Ministério da Educação.

Entre outras, desempenhou as funções de director do Secretariado Geral do Episcopado, director e chefe de redacção da revista Lúmen e Cónego da Sé de Faro, tendo sido também membro da Comissão Paritária Igreja/Estado, criada para estudar e resolver problemas relacionados com o património cultural de interesse comum.

A 21 de Fevereiro de 1999 foi nomeado Bispo Titular de Tamalluma e Bis po Auxiliar do Porto, tendo a sua entrada na diocese portuense ocorrido a 03 de Junho desse ano, uma semana depois da cerimónia de ordenação episcopal, realizad a na Igreja de S. Pedro do Mar, na Quarteira.

Na Diocese do Porto foi nomeado Vigário Geral por D. Armindo Lopes Coe lho, bispo titular, que também lhe entregou o acompanhamento dos sectores do Apo stolado dos Leigos e da Educação Cristã, além do Conselho Diocesano.

No campo editorial, D. António Carrilho é autor de vários trabalhos no âmbito da educação cristã e da catequese, nomeadamente, programas e manuais par a o ensino religioso nas escolas.

FR.


PUB